Home » Notícias » Conclusão do projeto EELA na Cerâmica Tavares

0

Implementação de “inovações”

Caso de sucesso – Cerâmica  Tavares (Parelhas – RN)

A empresa Tavares implementou os fornos do tipo abóbada nos anos de 2001 tendo ao longo dos tempos conseguido promover melhorias contínuas e gradativas. A empresa utiliza sistema de recuperação de calor entre os fornos e para o secador artificial. Para melhoria do processo, possui laboratório para avaliação da matéria prima e dos produtos, permitindo um controle adequado na formulação da massa e a realização de testes nas peças produzidas.

Cerâmica Tavares - forno abóbada e galpão dos fornos.
Cerâmica Tavares – forno abóbada e galpão dos fornos.

 A empresa produz uma gama diversificada de produtos sendo um diferencial no mercado por oferecer várias opções aos seus clientes tais como: telhas sextavadas, extra, colonial, americana, romana, tijolos, lajotas, casquilho para revestimento, canaletas e revestimento para piso.  A empresa utiliza resíduos de coco e poda de cajueiro como combustível e, apesar da perda mínima que possui, instalou um picador para cacos e este pó é reutilizado na massa cerâmica.

Cerâmica Tavares - poda de cajueiro e vista dos fornos.

Cerâmica Tavares - poda de cajueiro e vista dos fornos.

Mostrando sua preocupação com o meio ambiente a empresa criou um viveiro de plantas e distribui de forma gratuita aos interessados as mudas das árvores frutíferas e típicas da caatinga para plantio, contribuindo desta forma com o reflorestamento.

Cerâmica Tavares - viveiro de mudas.

Cerâmica Tavares - viveiro de mudas.

Texto: Joaquim Augusto Pinto Rodrigues

Laboratório de Gás e Energia

Divisão de Energia

INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA

National Institute of Technology